OS NOSSOS SERVIÇOS

Consultas de Optometria
Consultas de Contactologia
Montagem de lentes e armações
Reparação e afinação de armações


MARCAÇÃO DE CONSULTAS

A marcação de consultas poderá ser feita presencialmente, por telefone ou através de e-mail.

Todas as marcações estão sujeitas a posterior confirmação.


HORÁRIO ÓPTICA ESTÁDIO

2ª a 6ª feira: 09h00 às 20h00
Sábado: 09h00 às 19h00
CONSULTÓRIO ONLINE
Saiba mais sobre a sua visão

A Óptica Estádio apresenta alguns conselhos acerca dos cuidados a ter para assegurar a saúde dos seus olhos. Para tal, é importante que faça um controlo regular da sua visão. Marque já a sua consulta!

Disponibilizamos também aos nossos clientes uma breve explicação sobre os problemas que afectam a visão, nomeadamente o Astigmatismo, a Miopia, a Hipermetropia e a Presbiopia.

Saiba mais sobre a visão dos seus olhos, quais as causas, os sintomas e o modo de correcção dos problemas.


ERROS REFRACTIVOS (clique nos tópicos para mais informações)

Astigmatismo


O Astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou o cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes. Uma córnea normal é redonda e lisa.

Nos casos de Astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

Para as pessoas que sofrem de Astigmatismo, todos os objectos, próximos ou distantes, ficam distorcidos.


astigmatismo

Causas

O Astigmatismo pode ocorrer em conjunto com a Hipermetropia ou Miopia. Um Astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea.

Sintomas

Os sintomas mais usuais no Astigmatismo são: Astenopatia (o cansaço ocular), Cefaleias (dores de cabeça na zona frontal e temporal) e visão desfocada.

Como corrigir

Pessoas que sofrem de Astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de óculos ou lentes de contacto.
Hipermetropia


A Hipermetropia é um erro refractivo, caracterizado por um olho pouco potente, de reduzidas dimensões (pequena distância axial) fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refractivo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.

A maioria das crianças apresenta Hipermetropia, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, contudo, têm um maior poder de acomodação do que os adultos.

A graduação de um hipermétrope, geralmente diminui com o crescimento do olho, e é comum assistir a pessoas que necessitavam de óculos durante a infância, mas que deixaram de os usar na idade adulta. A Hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo (olho desviado) na infância.

hipermetropia

Causas

A Hipermetropia pode dissipar-se durante o crescimento mas tem tendência a manifestar-se na fase adulta. Outros factores como o stress, a má nutrição e a iluminação insuficiente podem também reforçar esta doença.

Sintomas

Tendencialmente os sintomas de um hipermetrope apresentam-se com maior dificuldade de ver ao perto do que ao longe, no entanto, é possível ter visão nítida ao longe e ao perto por trabalho extra da própria lente do olho (cristalino). Nestes casos os pacientes apresentam sintomas como Cefaleias (dores de cabeça) e Astenopatia (cansaço ocular).

Como corrigir

Para este problema utilizam-se lentes convergentes ou convexas, que têm a função de convergir a luz para a retina, onde se vai formar a imagem.
Miopia


A Miopia é um erro refractivo provocado por um sistema óptico (córnea/cristalino) potente demais, ou por um olho com crescimento exagerado.

Uma pessoa míope consegue ver objectos próximos com nitidez, mas os distantes ficam desfocados.

miopia

Causas

A Miopia tem causas multi-factoriais, podendo ser de origem hereditária ou adquirida.

Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos devem convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade (localizados na retina).

No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:

  • Excesso de poder dióptrico positivo do cristalino;
  • Excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
  • Excessivo alongamento do globo ocular;
  • Combinação dos factores anteriores.

Sintomas

Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada.

Um míope com cerca de 2 a 3 dioptrias, tem uma óptima visão ao perto e, enquanto os não míopes por volta dos quarenta e cinco anos começam a necessitar cada vez mais de ajuda óptica para ler, a ele bastar-lhe-á tirar os óculos que necessita para ver ao longe. A visão ao perto conserva-se boa e sem alterações.

Como corrigir

Pessoas que sofrem de Miopia podem corrigir a sua visão com o uso de óculos ou lentes de contacto.
Presbiopia


A Presbiopia, popularmente conhecida como "vista cansada", é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocorrendo por volta dos 40 anos de idade, perdendo habilidade na visão de perto.

Pessoas com Hipermetropia tendem a apresentar a Presbiopia mais precocemente. Embora o resultado desta anomalia seja semelhante ao da Hipermetropia, as causas são muito diferentes.


presbiopia


Causas

A Presbiopia é uma consequência natural do envelhecimento. Todas as pessoas, mesmo as que já sofrem de outra anomalia visual, começam a sentir a sinais da Presbiopia a partir dos 45 anos. Se é hipermétrope é provável que ela se manifeste mais cedo do que num miope. Esta anomalia tem tendência para se agravar com a idade mas geralmente estabiliza a partir dos 65 anos.

Sintomas

Os seus braços já não são suficientemente longos para ler o jornal? Tem dificuldade em enfiar uma agulha? Estes são os primeiros sinais da Presbiopia. Outros sintomas podem ser as dores de cabeça e a fadiga ocular.

Como corrigir

A correcção deste processo é realizada com o uso de lentes correctoras multifocais, bifocais ou pelo uso de óculos para leitura.


ALGUNS CONSELHOS ÚTEIS SOBRE

...o uso de Óculos de Sol


Ao usar óculos de sol está a prevenir inúmeros problemas para a sua saúde visual, desde a simples irritação até queimaduras no globo ocular, que podem vir a causar danos irreverssíveis na sua visão.

Sempre que estiver em situação de exposição solar use uns óculos de sol com protecção UV.

Nas nossas ópticas dispomos de vários modelos e marcas de óculos de sol, podendo optar também pelos modelos com graduação.

...a saúde visual nas Crianças


Os problemas de visão nas crianças interferem no rendimento escolar. Um dos sinais mais frequentes é a dificuldade na leitura, que se reflecte na lentidão ou rejeição de inúmeras tarefas que exigem um esforço da vista.

As doenças dos olhos que mais afectam as crianças são os erros refractivos (Astigmatismo, Hipermetropia e Miopia), a Ambliopia e o Estrabismo.

Aconselhamos por isso a realização de rastreios a partir dos três ou quatro anos de idade.

...ver televisão e a utilização do computador


Quando estiver a ver televisão mantenha sempre uma distância entre o ecrã e os seus olhos. Esta distância deve variar consoante o tamanho do ecrã (distância recomendada: 2 a 3 metros). Faça pausas para descansar os olhos e tenha sempre uma luz ambiente pois a ausência total de iluminação torna-se prejudicial para os olhos.

No que respeita aos computadores a distância mínima recomendada é de 50cm. Tal como na televisão faça pausas periódicas e tenha sempre uma luz ambiente. Caso utilize óculos quando estiver a trabalhar no computador, é recomendável que use umas lentes anti-reflexo.

compete
© 2015 opticaestadio.com
letterbee